segunda-feira, 4 de julho de 2016

Começa a discussão (Parte IV): EMC & OSPB devem voltar?

(Discussão Parte IV)

Professor quer criação de nova disciplina


Thiago VarellaColaboração para o UOL, em Campinas (SP)
11/05/2016 - 23h04

Ana Volpe/Agência Senado
O senador Magno Malta (PR-ES)
O historiador Geraldo Inácio Filho, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), discorda um pouco dessa visão. Para ele, que defendeu uma tese sobre educação política em seu doutorado na Unicamp, falta uma disciplina que ensine os estudantes a pensar política.
"O pouco que existe de educação política nas escolas tem um viés doutrinador. Não se deve convencer o aluno a tomar certo lado, mas expor questões para que ele tome a própria decisão política", disse.


Inácio Filho propõe a criação de uma disciplina voltada para este tipo de educação nas escolas brasileiras. "Acredito que deveríamos ter a disciplina de educação para a cidadania. O futuro eleitor teria orientações para o funcionamento da república, por exemplo. Ensinar o que são os poderes. As pessoas não sabem os limites dos poderes", explicou.

Para ele, tanto OSPB quanto EMC "cheiram a mofo" e não deveriam ser retomadas já que são ligadas a ditaduras e surgiram com o objetivo de manter o controle do Estado sobre a população.