segunda-feira, 4 de julho de 2016

Começa a discussão (Parte III): EMC & OSPB devem voltar?

(Discussão Parte III)

Outras maneiras de ensinar política


Thiago Varella
Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)
11/05/2016 - 23h04

Ana Volpe/Agência Senado
O senador Magno Malta (PR-ES)
Visão parecida tem a professora Pilar Lacerda, que foi Secretaria de Educação Básica do MEC e hoje é diretora da Fundação SM. Segundo ela, que estudou OSPB e EMC quando aluna, existem outras maneiras de fomentar o aprendizado de política, por exemplo, na escola.

"Não precisamos de mais uma disciplina, mas ao escrever o projeto pedagógico da escola, é necessário instituir momentos como assembleias escolares, grêmios estudantis, participação de pais e mães nos conselhos de classe, fortalecimento dos conselhos escolares. E, no desenvolvimento dos projetos de história, geografia, literatura, ter oportunidades para que os estudantes conheçam a teoria, como era a democracia grega, os movimentos pelos direitos civis, as políticas de cotas", disse.



Pilar acrescenta: "Através da vivência e leitura, os estudantes aprenderão o passado, entenderão o presente e poderão projetar o futuro, com embasamento teórico e explicações práticas. Não precisamos de mais disciplinas, mas de aprofundamento da teoria e prática."



Para Angela Soligo, a escola falha ao não discutir política e cidadania em seus corredores e salas de aula. "A educação, hoje, não privilegia o pensar e a reflexão, a liberdade de refletir, e sim os processos de avaliação. Precisamos discutir política, cidadania, direitos, aspectos da economia que afetam a vida das pessoas, discutir preconceitos, racismo e machismo. As escolas abrem mão da tarefa de educar para uma sociedade melhor."