segunda-feira, 4 de julho de 2016

Começa a discussão (Parte II): EMC & OSPB devem voltar?

(Discussão Parte II)

Ideia anacrônica 

Thiago Varella
Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)
11/05/2016 - 23h04

Ana Volpe/Agência Senado
O senador Magno Malta (PR-ES)
No entanto, será mesmo que essas duas disciplinas fazem falta ao currículo dos estudantes brasileiros? De acordo com os especialistas ouvidos pelo UOL Educação, não. As duas matérias ainda estão intimamente ligadas ao regime militar.

"Essas disciplinas representam uma política de uma época de extrema repressão na sociedade brasileira. Foram criadas no período da ditadura e entraram para substituir psicologia, sociologia e filosofia. Tinham um caráter disciplinador e ensinavam a passividade", explicou a professora Angela Soligo, da Faculdade de Educação da Unicamp.



"É assustador que alguém pense em reavivar esse tipo de disciplina. Elas representam uma mancha na nossa história social e política", completou.



Apesar de criadas em períodos diferentes - EMC pelo governo Getúlio Vargas e OSPB no governo João Goulart -, as duas disciplinas se tornaram obrigatórias nas escolas brasileiras em 1969, durante o regime militar, pelo decreto-lei 869. A ideia era doutrinar o estudante pregando valores morais ligados ao governo da época. Ambas foram extintas em 1993, durante o governo Itamar Franco.

A professora Angela Soligo é contra não só a retomada das duas disciplinas, como também a criação de uma nova matéria no currículo escolar. "Não é um conjunto de novas disciplinas que dará conta de pensar o que está acontecendo na cultura brasileira", afirmou.