(Discussão Parte II)
Ideia anacrônica
Thiago Varella
Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)
Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)
11/05/2016 - 23h04
Ana Volpe/Agência Senado
Ana Volpe/Agência Senado
"Essas disciplinas representam uma política de uma época de extrema repressão na sociedade brasileira. Foram criadas no período da ditadura e entraram para substituir psicologia, sociologia e filosofia. Tinham um caráter disciplinador e ensinavam a passividade", explicou a professora Angela Soligo, da Faculdade de Educação da Unicamp.
"É assustador que alguém pense em reavivar esse tipo de disciplina. Elas representam uma mancha na nossa história social e política", completou.
Apesar de criadas em períodos diferentes - EMC pelo governo Getúlio Vargas e OSPB no governo João Goulart -, as duas disciplinas se tornaram obrigatórias nas escolas brasileiras em 1969, durante o regime militar, pelo decreto-lei 869. A ideia era doutrinar o estudante pregando valores morais ligados ao governo da época. Ambas foram extintas em 1993, durante o governo Itamar Franco.
A professora Angela Soligo é contra não só a retomada das duas disciplinas, como também a criação de uma nova matéria no currículo escolar. "Não é um conjunto de novas disciplinas que dará conta de pensar o que está acontecendo na cultura brasileira", afirmou.
