Esta é uma mensagem do Instituto Não Aceito Corrupção.
DE SÃO PAULO
09/12/2015 22h36
Capitaneados pelo promotor de Justiça Roberto Livianu, um grupo de advogados, jornalistas, cientistas políticos e interessados no tema lançou nesta quarta-feira (9) —quando comemora-se o Dia Internacional Contra a Corrupção— o Instituto Não Aceito Corrupção.
O principal objetivo, segundo os organizadores, é realizar pesquisas que ajudem a dimensionar a questão no Brasil, por meio de levantamentos nos tribunais brasileiros. A partir disso, políticas públicas de combate à corrupção poderiam ser tomadas de maneira mais embasada.
O instituto, formado em julho deste ano, se define como apartidário e sem fins lucrativos. Em seu discurso, Livianu, presidente do instituto, ressaltou a trajetória de vida dos fundadores, como o filósofo Roberto Romano, o advogado Dalmo Dallari, o cientista político José Álvaro Moisés e o jornalista Eugênio Bucci.
"Queremos agregar esses conhecimentos para buscar os melhores caminhos", disse Livianu. "Corrupção não é problema de um país, não é problema de um Estado, é um problema da civilização."
Em artigo publicado na Folha nesta quarta, representantes do instituto buscam explicar a necessidade de mais pesquisas sobre corrupção. "Pouco se sabe hoje sobre a eficácia das leis e do sistema de Justiça. Temos a sensação, por exemplo, de que a maioria dos processos judiciais sobre o tema naufraga antes de se chegar a uma condenação definitiva", escrevem.
Para José Álvaro Moisés, a principal virtude da abordagem é atuar na cultura política do país, em vez de ter o foco nas instituições —apesar de, como ele ressalta, também haver a possibilidade de melhorá-las.
A jornalista Laura Diniz, ex-repórter da "Veja" e sócia do site de informação jurídica Jota, é vice-presidente do instituto e ficará responsável por coordenar a primeira pesquisa do grupo, a ser desenvolvida nos tribunais de Justiça. O Não Aceito Corrupção abriu um financiamento coletivo para arrecadar dinheiro com esse objetivo. A meta traçada é R$ 300 mil.
http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/12/1717153-capitaneado-por-promotor-grupo-lanca-instituto-nao-aceito-corrupcao.shtml