quinta-feira, 26 de maio de 2016

Você sabe o que são as TICs?


Everardo Nascimento faz pesquisas e está a mais de 30 anos acompanhando a evolução das comunicações. Ele trabalha nesta área e bate sempre nesta tecla, a nossa vida atual depende muito do domínio que teremos nas próximas décadas da evolução das ciências tecnológicas das comunicações.

Na década de 80 para 90 era dito que todas as residências teríamos um computador pessoal. Muitos não acreditavam, e hoje isso é uma realidade, todas as pessoas, por mais simples que sejam, tem um mini computador nas mãos, o celular. Com ele se faz tudo, jogos, mensagens, fotos, rádio, compras, viagens, pagamentos e muito mais.

Quando fala do assunto, lembra que estamos vivendo nos dias atuais, momentos iguais aos das populações antigas, usufruindo dos recursos disponíveis para tal. Antes a comunicação era deixar inscrições nas cavernas, quando distantes por mensageiros – por exemplo Fidípides na Guerra de Maratona – que levou a informações da guerra depois de uma longa corrida, por embarcações que tinham alguém para escrever as ocorrências através de carta para seus superiores – por exemplo Pero Vaz de Caminha na descoberta do Brasil – enviou mensagem ao Rei de Portugal, os indígenas americanos que usavam fumaça para se comunicar, o Marechal Rondon (1865 – 1958) responsável pela instalação das redes de telegrafia por todo o território nacional brasileiro, isso tem pouco mais que 100 anos, o telégrafo foi usado nos correios brasileiros até a década de 1970, a comunicação através do rádio, as televisões e as transmissões através de satélites. Tudo isso foram pesquisas que levaram ao aparecimento da Internet.

Ainda, nas décadas de 1960 a 1980 tivemos a grande mudança nas comunicações brasileiras, com o telex, telefax, a televisão e integração dos computadores, celulares e agora o vídeo fone já é uma realidade. Estamos vivendo novamente a jornada de Rondon, os governos federal e estaduais trabalham para fazer chegar até a população, todos os benefícios que as novas tecnologias nos trazem. Não levaremos muito tempo para ter toda a população usando as “Smart TV” e a novas tecnologias da telefonia VoIP. Temos que estar preparados para o que vem pela frente. Serão projetos e mais projetos inovadores a serem desenvolvidos, plataformas de implantação a serem construídas e disponibilizadas à população.

Vamos trocar muitas informações sobre estas questões nas próximas publicações. Quero você, junto comigo, falando nesta língua, falando com o mundo, falando para o mundo.

“A evolução não para”, por isso vamos falar muito das TICs, das Tecnologias da Informação e Comunicação. As TACs também pertencem a este seguimento, são as da Automação.