sexta-feira, 27 de maio de 2016
quinta-feira, 26 de maio de 2016
Você sabe o que são as TICs?
Everardo Nascimento faz pesquisas e está a mais de 30 anos acompanhando a evolução das comunicações. Ele trabalha nesta área e bate sempre nesta tecla, a nossa vida atual depende muito do domínio que teremos nas próximas décadas da evolução das ciências tecnológicas das comunicações.Na década de 80 para 90 era dito que todas as residências teríamos um computador pessoal. Muitos não acreditavam, e hoje isso é uma realidade, todas as pessoas, por mais simples que sejam, tem um mini computador nas mãos, o celular. Com ele se faz tudo, jogos, mensagens, fotos, rádio, compras, viagens, pagamentos e muito mais.
Quando fala do assunto, lembra que estamos vivendo nos dias atuais, momentos iguais aos das populações antigas, usufruindo dos recursos disponíveis para tal. Antes a comunicação era deixar inscrições nas cavernas, quando distantes por mensageiros – por exemplo Fidípides na Guerra de Maratona – que levou a informações da guerra depois de uma longa corrida, por embarcações que tinham alguém para escrever as ocorrências através de carta para seus superiores – por exemplo Pero Vaz de Caminha na descoberta do Brasil – enviou mensagem ao Rei de Portugal, os indígenas americanos que usavam fumaça para se comunicar, o Marechal Rondon (1865 – 1958) responsável pela instalação das redes de telegrafia por todo o território nacional brasileiro, isso tem pouco mais que 100 anos, o telégrafo foi usado nos correios brasileiros até a década de 1970, a comunicação através do rádio, as televisões e as transmissões através de satélites. Tudo isso foram pesquisas que levaram ao aparecimento da Internet.
Ainda, nas décadas de 1960 a 1980 tivemos a grande mudança nas comunicações brasileiras, com o telex, telefax, a televisão e integração dos computadores, celulares e agora o vídeo fone já é uma realidade. Estamos vivendo novamente a jornada de Rondon, os governos federal e estaduais trabalham para fazer chegar até a população, todos os benefícios que as novas tecnologias nos trazem. Não levaremos muito tempo para ter toda a população usando as “Smart TV” e a novas tecnologias da telefonia VoIP. Temos que estar preparados para o que vem pela frente. Serão projetos e mais projetos inovadores a serem desenvolvidos, plataformas de implantação a serem construídas e disponibilizadas à população.
Vamos trocar muitas informações sobre estas questões nas próximas publicações. Quero você, junto comigo, falando nesta língua, falando com o mundo, falando para o mundo.
“A evolução não para”, por isso vamos falar muito das TICs, das Tecnologias da Informação e Comunicação. As TACs também pertencem a este seguimento, são as da Automação.
TIC - Todo dia tem novidades na rede.
TIC na educação do Brasil
Software livre e aberto [free and open source software – FOSS]).
Promoção de ITC para educação inclusiva, que inclua pessoas com deficiências e proporcione a igualdade de gênero.
Coleta de dados estatísticos e desenvolvimento de indicadores O desafio é equipar essas tecnologias efetivamente de forma a atender aos interesses dos aprendizes e da grande comunidade de ensino e aprendizagem.
A UNESCO acredita que as TIC podem contribuir com o acesso universal da educação, a equidade na educação, a qualidade de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento profissional de professores, bem como melhorar a gestão, a governança e a administração educacional ao fornecer a mistura certa e organizada de políticas, tecnologias e capacidades.A UNESCO aborda as TIC para a educação de forma abrangente por meio de uma plataforma intersetorial própria, focada no trabalho conjunto dos setores de Comunicação e informação, Educação, e Ciências, onde as questões sobre acesso, inclusão, equidade e qualidade na educação são tratadas.
A UNESCO – seus escritórios nacionais, recionais e institutos – em colaboração com seus parceiros, desenvolve recursos que podem ajudar os países a elaborarem TIC nas políticas, estratégias e atividades educacionais de forma efetiva, incluindo a garantia de que essas estratégias enfrentem desafios causados pela exclusão digital das populações mais desfavorecidas.
Seu programa inclui:
Capacitação e aconselhamento de políticas públicas para o uso de tecnologias na educação, particularmente nos domínios emergentes como a aprendizagem móvel.
Garantia de que professores tenham as habilidades necessárias para usar as TIC em todos os aspectos da prática de sua profissão por meio de ferramentas como o Marco Político de Padrões de Competência em TIC para Professores.
Provisão de apoio à políticas públicas que garantem que o potencial de ITC seja aplicado efetivamente por todo o sistema educacional.
O Instituto de Tecnologias de Informação para a Educação (UNESCO Institute for Information Technologies in Education – IITE), com sede em Moscou, se especializa em intercâmbio de informações, pesquisa e treinamento sobre a integração das TIC em educação.
A UNESCO trabalha com comunidades educacionais do mundo todo – Ministérios da Educação, institutos especializados, professores, aprendizes e participantes em capacitações – para alavancar efetivamente o potencial das TIC de forma a elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem.
O uso de TIC na educação do Brasil
O Brasil precisa melhorar a competência dos professores em utilizar as tecnologias de comunicação e informação na educação. A forma como o sistema educacional incorpora as TIC afeta diretamente a diminuição da exclusão digital existente no país.
Vários pontos devem ser levados em conta quando se procura responder a questões como: Como as TIC podem ser utilizadas para acelerar o desenvolvimento em direção à meta de "educação para todos e ao longo da vida"? Como elas podem propiciar melhor equilíbrio entre ampla cobertura e excelência na educação? Como ela podem contribuir para reconciliar universalidade e especificidade local do conhecimento? Como pode a educação preparar os indivíduos e a sociedade de forma a que eles dominem as tecnologias que permeiam crescentemente todos os setores da vida e possam tirar proveito delas?
Primeiro, as TICs são apenas uma parte de um contínuo desenvolvimento de tecnologias, a começar pelo giz e os livros, todos podendo apoiar e enriquecer a aprendizagem.
Segundo, as TIC, como qualquer ferramenta, devem ser usadas e adaptadas para servir a fins educacionais.
Terceiro, várias questões éticas e legais, como as vinculadas à propriedade do conhecimento, ao crescente tratamento da educação como uma mercadoria, à globalização da educação face à diversidade cultural, interferem no amplo uso das TIC na educação.
Na busca de soluções a essas questões, a UNESCO coopera com o governo brasileiro na promoção de ações de disseminação de TIC nas escolas com o objetivo de melhorar a qualidade do processo ensino-aprendizagem, entendendo que o letramento digital é uma decorrência natural da utilização frequente dessas tecnologias. O Ministério da Educação tem a meta de universalizar os laboratórios de informática em todas as escolas públicas até 2010, incluindo as rurais. A UNESCO também coopera com o Programa TV Escola, para explorar a convergência das mídias digitais na ampliação da interatividade dos conteúdos televisivos utilizados no ensino presencial e a distância.
A UNESCO no Brasil conta com a permanente parceria das Cátedras UNESCO em Educação a Distância em várias universidades brasileiras, que utilizam as TIC para promover a democratização do acesso ao conhecimento no país.
Apoio do uso e desenvolvimento de recursos e softwares educacionais plurilíngues, que sejam disponíveis para uso e reuso como resultado de licenças abertas (recursos educacionais abertos – REA; ssobre o uso de TIC na educação.
Fonte: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/communication-and-information/access-to-knowledge/ict-in-education/
quarta-feira, 25 de maio de 2016
A Lei Maria da Penha em Cordel Tião Simpatia recita no Senado Federal
O cordelista da o recado recitando a Lei Maria da Penha em Cordel.
Definiu com uma linguagem bem popular todos os propósitos que a Lei de proteção aos Direitos da Mulher quer tratar.
Veja como foi.
domingo, 1 de maio de 2016
Everaldo da Telefonia
Quem é Everardo Francisco Nascimento?
Everardo Francisco Nascimento é casado, tem quatro filhos adultos, duas moças e dois rapazes, nascido em 11/07/1954, natural de Bocaina (PI), trabalhou na lavoura até os 18 anos, enfrentou todas as dificuldades do campo, mas fez o curso fundamental (o antigo curso primário e ginasial). Como era o costume da época, para arranjar trabalho tinha que frequentar os cursos de datilografia e nesta área ele era destaque. Migrou para São Paulo chegando no início do mês de fevereiro de 1974 em São Caetano do Sul. Facilidades de outros tempos, em apenas um mês já tinha trabalho, no mês de março entrou na Ford como Auxiliar de Restaurante Industrial.
Deu continuidade aos estudos no Supletivo Santa Inés, terminando o curso do colégio (4 anos). Fez seu preparo para o concurso do vestibular no Objetivo da Av. Paulista. O preparo obtido nos estudos, facilitou passar no concurso do antigo Banco Banespa em 1977. Foi chamado para o banco em março de 1978. No ano de 1979, entra no Curso de Comunicação e Serviço Social que é concluído no ano de 1981. Foi transferido para atuar nos órgãos do governo como Pesquisador de Relações Públicas em programações musicais até o ano de 1981. Ocupou a função de bancário até o ano de 1982, se desligando para dar se tornar um empreendedor.
Fundou a Alitel 3g em 1983. A Alitel foi aberta no dia 14/10/1983 e atuou nos diversos seguimentos da telefonia. Hoje, com os avanços, atua na telefonia pela Internet, o sistema Voip.
Everardo Francisco Nascimento é casado, tem quatro filhos adultos, duas moças e dois rapazes, nascido em 11/07/1954, natural de Bocaina (PI), trabalhou na lavoura até os 18 anos, enfrentou todas as dificuldades do campo, mas fez o curso fundamental (o antigo curso primário e ginasial). Como era o costume da época, para arranjar trabalho tinha que frequentar os cursos de datilografia e nesta área ele era destaque. Migrou para São Paulo chegando no início do mês de fevereiro de 1974 em São Caetano do Sul. Facilidades de outros tempos, em apenas um mês já tinha trabalho, no mês de março entrou na Ford como Auxiliar de Restaurante Industrial.Deu continuidade aos estudos no Supletivo Santa Inés, terminando o curso do colégio (4 anos). Fez seu preparo para o concurso do vestibular no Objetivo da Av. Paulista. O preparo obtido nos estudos, facilitou passar no concurso do antigo Banco Banespa em 1977. Foi chamado para o banco em março de 1978. No ano de 1979, entra no Curso de Comunicação e Serviço Social que é concluído no ano de 1981. Foi transferido para atuar nos órgãos do governo como Pesquisador de Relações Públicas em programações musicais até o ano de 1981. Ocupou a função de bancário até o ano de 1982, se desligando para dar se tornar um empreendedor.
Fundou a Alitel 3g em 1983. A Alitel foi aberta no dia 14/10/1983 e atuou nos diversos seguimentos da telefonia. Hoje, com os avanços, atua na telefonia pela Internet, o sistema Voip.
Inicialmente instalada em São Caetano do Sul e com as facilidades da Internet, pode ser instalada em qualquer praça e atuar nas áreas de interesse comercial que podem ser municipais, estaduais, nacionais e até internacionais.
Everardo atua em várias atividades do cotidiano. A preocupação com os negócios, principalmente aquele que escolheu tem mais de 30 anos, com a sua evolução, com a inovação da sua tecnologia, reserva sempre um tempo para se envolver social e politicamente.
Engajado na formação do PMB desde 2010, vê a possibilidade de uso e implementação das tecnologias para atender as necessidades da população de forma também, social. Entende que é também obrigação do empreendedor e do político, facilitar este acesso.
Vamos ver Everardo engajado em várias questões: a das epidemias como a Dengue, a Zica e a Chikungunya; a da família, a da mulher, a do menor de rua, a do pai desempregado, a do músico desamparado, da qualificação de apenas um idioma, a do empresário em situação instável.
Está sempre correndo atrás de alguma coisa. Que fazer? Como fazer?
Quer sempre descobrir os valores que cada um tem para mostrar, aprimorar, qualificar e encaminhar a pessoa para os caminhos da subsistência.
Everardo atua em várias atividades do cotidiano. A preocupação com os negócios, principalmente aquele que escolheu tem mais de 30 anos, com a sua evolução, com a inovação da sua tecnologia, reserva sempre um tempo para se envolver social e politicamente.
Engajado na formação do PMB desde 2010, vê a possibilidade de uso e implementação das tecnologias para atender as necessidades da população de forma também, social. Entende que é também obrigação do empreendedor e do político, facilitar este acesso.
Vamos ver Everardo engajado em várias questões: a das epidemias como a Dengue, a Zica e a Chikungunya; a da família, a da mulher, a do menor de rua, a do pai desempregado, a do músico desamparado, da qualificação de apenas um idioma, a do empresário em situação instável.
Está sempre correndo atrás de alguma coisa. Que fazer? Como fazer?
Quer sempre descobrir os valores que cada um tem para mostrar, aprimorar, qualificar e encaminhar a pessoa para os caminhos da subsistência.
Você deve consultar também:
Quem é Alitel3g - Alitel Comércio de Telefones?
O que é TICs?
O que é TACs?
Quem é Alitel3g - Alitel Comércio de Telefones?
O que é TICs?
O que é TACs?
Assinar:
Comentários (Atom)

